Em 1828, Friedrich Wöhler , discípulo de Berzelius, a partir do cianato de amônio, produziu a ureia; começando, assim, a queda da teoria da força vital. Essa obtenção ficou conhecida como síntese de Wöhler. Após, Pierre Eugene Marcellin Berthelot realizou toda uma série de experiências a partir de 1854 e em 1862 sintetizou o acetileno. Em 1866, Berthelot obteve, por aquecimento, a polimerização do acetileno em benzeno e, assim, é derrubada a Teoria da Força Vital.
Esse foi só o início desse grande ramo da química destinada a estudar os compostos do carbono. Assim como muitas outras coisas na Química, esse estudo divide a opinião dos estudantes. Alguns adoram estudar Orgânica devido a quase inexistência de cálculos. Já outros, detestam estudála devido às regras de nomenclatura das cadeias desses compostos.
Gostando ou não é um conteúdo que se deve trabalhar no Ensino de Química, até mesmo pela presença constante dos compostos em nosso meio. Não sei quem é o autor, mas, ouvi um dia que é preciso conhecer para depois mudar o meio. E para facilitar esse conhecimento, foi pensado em uma oficina de construção de modelos moleculares. Percebi que os alunos se encontravam bastante motivados, porém, se a aula foi boa ou não, deixo que eles falem por si.
Confiram as fotos no link ao lado!!!