sexta-feira, 30 de setembro de 2011

OFICINA DE MODELOS MOLECULARES

A Química Orgânica é uma divisão da Química que foi proposta em 1777 pelo químico sueco Torbern Olof Bergman. A química orgânica era definida como um ramo químico que estuda os compostos extraídos dos organismos vivos. Em 1807, foi formulada a Teoria da Força Vital por Jöns Jacob Berzelius. Ela baseava-se na ideia de que os compostos orgânicos precisavam de uma força maior (a vida) para serem sintetizados.

Em 1828, Friedrich Wöhler , discípulo de Berzelius, a partir do cianato de amônio, produziu a ureia; começando, assim, a queda da teoria da força vital. Essa obtenção ficou conhecida como síntese de Wöhler. Após, Pierre Eugene Marcellin Berthelot realizou toda uma série de experiências a partir de 1854 e em 1862 sintetizou o acetileno. Em 1866, Berthelot obteve, por aquecimento, a polimerização do acetileno em benzeno e, assim, é derrubada a Teoria da Força Vital.

Esse foi só o início desse grande ramo da química destinada a estudar os compostos do carbono. Assim como muitas outras coisas na Química, esse estudo divide a opinião dos estudantes. Alguns adoram estudar Orgânica devido a quase inexistência de cálculos. Já outros, detestam estudála devido às regras de nomenclatura das cadeias desses compostos.

Gostando ou não é um conteúdo que se deve trabalhar no Ensino de Química, até mesmo pela presença constante dos compostos em nosso meio. Não sei quem é o autor, mas, ouvi um dia que é preciso conhecer para depois mudar o meio. E para facilitar esse conhecimento, foi pensado em uma oficina de construção de modelos moleculares. Percebi que os alunos se encontravam bastante motivados, porém, se a aula foi boa ou não, deixo que eles falem por si.

Confiram as fotos no link ao lado!!!

10 comentários:

Tiago disse...

a aula foi muito boa!

_______ disse...

Muito boa a aula fala de muitos assuntos interesantes .( jefferson neves 2°ano cnec marco )

Sem nome disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Sem nome disse...

Olá, Professor Fabiano. A química orgânica, como descrita aqui em seu site, é um assunto bem interessante de que podemos tirar conhecimentos muito importantes para a nossa vida. Graças ao cara aí que propôs a Química Orgânica, hoje podemos estudar e aprender muito com estes estudos... Um Abraço Querido Professor!!!
De: Mateus Silva (2º EM) CNEC - Marco - CE

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A metodologia desenvolvida nessa oficina de modelos moleculares foi importantíssima para o estudo sucinto do conteúdo de Química Orgânica, pois através dessa ação, os alunos puderam perceber a representação dos átomos de uma forma tridimensional, como também as ligações presentes entre as moléculas. Entendendo assim de uma forma prática o que, de fato, se trata o conteúdo em questão.
A aula foi realmente um espetáculo.
Parabéns ao professor Fabiano e aos alunos que desenvolveram esta atividade!
(Paulo Henrique Silva Rios - 2°EM - CNEC - Marco/Ce)

Karla Thaynara disse...

O assunto que se foi abordado do modelo molecular traça as origens do conceito e a idéia de sua existência , a qual se destaca a química orgânica que e muito interessante para nossa vida(Bruno Moreira 2º Ano CNEC Marco)

Diego Messias disse...

A forma que o professor Fabiano achou de mostrar os modelos moleculares em tridimensional foi otima,ficando assim mais facil a aprendizagem.(Diego Messias - 2 Ano - CNEC - Marco/CE)

Anderson disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Polly Borges disse...

Sim, a aula foi realmente boa, afinal uma oficina é de algum modo um meio prático, e a prática é mais eficaz para o aprendizado, oficina em que todos puderam, de fato, ver como se dá a organização molecular. O professor Fabiano está de parabéns pela atividade.
(Poliana Borges - 2º E.M. - CNEC - Marco-CE)