quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Como em tantas outras coisas, a Química também está presente nos nos fármacos. Seja em sua composição, cálculos quantitativos e qualitativos, reações etc. Pensando nisso foi pensado em trabalhá-los no mês de agosto, como ação do Projeto a Química em minha vida. Essa atividade foi dividida em dois momentos. O primeiro consistia em apresentações de cartazes produzidos pelos alunos e que traziam informações sobre bulas dos medicamentos; proibições e a vigilância da ANVISA; cores de receituários e tarjas dos medicamentos, assim como suas classificações; Alquimia e os medicamentos caseiros; produção e aplicação de remédios; relação entre fármacos, remédios e medicamentos etc. O segundo momento foi voltado a uma palestra sobre os perigos da automedicação e os riscos da dependência química (remédios). Para isso contamos com a participação de um enfermeiro do nosso município, ex-aluno da escola. Essa atividade ficou na responsabilidade dos alunos do 8º anos A e B, acompanhe as fotos no link ao lado.

Imagem extraída do site: http://saude.sapo.pt/noticias/saude-medicina/sida-presidente-infarmed-contra-venda-farmacos-nas-farmacias.html

9 comentários:

Sara Osterno disse...

A automedicação é uma prática adotada pela grande maioria da população, as causas são inúmeras, uma delas é o hábito de tentar solucionar problemas de saúde tomando por base a opinião de alguns conhecidos próximos. Essa é uma prática muito perigosa pois, se caso uma pessoa tome algum medicamento com a dose acima da indicada pode fazer um inofensivo remédio se tornar tóxico podendo assim, estar pondo a sua própria vida em risco. Essa atividade foi de suma importância para que as pessoas se conscientizem de que a automedicação não é uma prática para ser desenvolvida. (Sara Osterno - 2ºano. Colégio cnec de Marco)

_______ disse...

Os perigos da automedicação uma prática muito comum adotada pela grande maioria da população é a automedicação. As causas para sua existência são inúmeras, dentre tantas podemos facilmente citar algumas como a grande impossibilidade de uma boa parte das pessoas terem um acesso ao atendimento médico ou odontológico, seja por questões financeiras ou por próprio hábito de tentar solucionar os problemas de saúde corriqueiros tomando por base a opinião de algum conhecido mais próximo,então precisamos ta sempre de olho.(jefferson neves 2°ano cnec marco)

Sem nome disse...

Olá, Professor Fabiano. Como está descrito aqui em seu Blog, a Química está presente na nossa vida constantemente, como no assunto aqui postado, em medicamentos. Sabe qual é a diferença do remédio pro veneno? É que o remédio é tomado em doses controladas, sim isso mesmo. Se caso tomarmos algum remédio descontroladamente como loucos (o frsco de uma vez só) causará sérios danos à nossa saúde podendo levar até a morte. Pois é né?? Esse aqui é o meu comentário sobre o assunto... Tenha um bom fim de semana Teacher. Rs... Um abraço!!!
De: Mateus Silva (2º ano EM) CNEC Marco - CE

Karla Thaynara disse...

A automedicação e uma ação implícita porque pode levar até a um quadro grave de intoxicação, além de mascarar alguns sintomas de uma doença mais grave, atrasando o diagnóstico e comprometendo o tratamento.Então cuide melhor de sua saúde, e a melhor opção e ser diagnosticado pelo um especialista(Bruno Moreira 2º Ano CNEC Marco)

Karla Thaynara disse...

Como já explanado, a automedicação causa vários riscos a saúde... E principalmente devido as suas dosagens. E é de fato muito importante que se trabalhe esse assunto, para informar e conscientizar a população. Ótima iniciativa! (Carla Thaynara - 2° Ano - CCSM - CNEC)

Anônimo disse...

Foi muito importante abordar nesse ano da Química a questão da automedicação, pois apesar de ser a única solução para algumas pessoas, é necessário saber que é bastante perigoso e prejudicial. Os alunos desenvolveram muito bem o assunto, mostrando que a leitura da bula é algo imprescindível quando se trata de medicamentos, como também a palestra do Enfermeiro Kildery no auditório da escola, que chegou a mostrar as desvantagens e os riscos de se automedicar.
Os alunos juntamente com o professor tiveram um ótimo desempenho e fizeram um belíssimo trabalho. Parabéns!
(Paulo Henrique Silva Rios - 2°EM - CNEC - Marco/Ce)

Diego Messias disse...

É uma prática muito comum adotada pela grande maioria da população,mas com um enorme perigo,pois não sabemos se ela ira fazer bem ou mal.(Diego Messias - 2 Ano - CNEC - Marco/CE)

Polly Borges disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Polly Borges disse...

Essa atividade foi realmente importante, tanto pela exibição vasta de informações sobre os remédios, fármacos, como as cores das tarjas e seus significados, mas também pela palestra explanada sobre a auto-medicação, que é algo muitas vezes arriscado, pois de acordo com o uso por parte do "paciente" há o risco do vício na determinada subtância bem como o risco de morte.
(Poliana Borges - 2º E.M. - CNEC - Marco-CE)